A Casa de Linguagens
A Casa de Linguagens é uma construção em constante transformação. Enraizada no meu percurso de formação como analista e nas aprendizagens da minha trajetória pessoal, este espaço abriga materiais em múltiplas linguagens — texto, imagem, vídeo, música — que contam dessa história, com a proposta de contribuir com estudos sobre a vida e as possibilidades de bem-viver. Aqui, oferecemos um ponto de encontro com diversos modos de ser, existir e resistir, ampliando caminhos para quem se interessa por uma escuta mais atenta a si e ao cotidiano.
Quem sou eu
Meu nome é Alessandra Loiza, sou psicóloga, estudante de psicanálise e faço pesquisas livres sobre a vida e as possibilidades de bem-viver.
Minha trajetória é sustentada pelos saberes de mestres e mestras que cruzaram meu caminho, seja por livros e teorias ou pelos diálogos com os mais velhos e companheiros da minha família e comunidade.
Acredito no poder da palavra e na importância de uma escuta analítica comprometida, que expande o campo da psicanálise para além do consultório, tocando questões profundas de identidade, coletividade e justiça social.
A Casa de Linguagens nasce desse caminho, como um espaço vivo e acolhedor onde psicanálise e decolonialidade dialogam com a arte, a música, as imagens e as palavras. É um lugar de encontros, histórias e partilhas, que convida ao olhar sensível e ao mergulho em outras perspectivas de mundo — um espaço para escutar, sentir e criar novas possibilidades de bem-viver.

